Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

STJ divulga jurisprudência em tese sobre contratos de compra e venda de imóveis.

Publicado por Karim Kramel
há 6 anos

As vésperas da audiência pública a ser realizada no dia 27/08 e na qual serão debatidos dois temas relativos a compra e venda de imóveis “na planta”, afetados para uniformização de Jurisprudência, o STJ divulgou Jurisprudência em tese, formadas por entendimentos extraídos de decisões proferidas até o dia 18/06/2018.

Dentre as teses divulgadas hoje, estão as duas matérias objeto da audiência que se realizará no próximo dia 27, quais sejam: a possibilidade de cumulação da multa contratual pelo atraso da entrega da unidade imobiliária com condenação por lucros cessantes e a possibilidade de inversão da cláusula penal moratória em favor do consumidor (essa cláusula prevê penalidade pecuniária ao consumidor quando este estiver em mora com a construtora).

Segundo entendimento adotado majoritariamente pela Corte Superior até 18/06/2017, é possível a cumulação da condenação ao pagamento da multa pelo atraso na entrega com os lucros cessantes, pois as condenações possuem naturezas jurídicas diferentes (a primeira é punitiva e a segunda é compensatória).

O STJ também vem entendendo ser possível inverter a cláusula penal moratória em favor do consumidor quando houver o atraso na entrega da obra por culpa exclusiva da Construtora.

Após a audiência pública o STJ julgará as questões e fixará teses para uniformização de jurisprudência, o que significa que os Tribunais Estaduais terão que segui-las.

  • Sobre o autorkramelkarim@gmail.com
  • Publicações10
  • Seguidores15
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações233
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stj-divulga-jurisprudencia-em-tese-sobre-contratos-de-compra-e-venda-de-imoveis/611141987

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)