Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024

A responsabilidade pelo pagamento do débito com taxas condominiais é do fiduciante enquanto estiver na posse direta do bem.

Publicado por Karim Kramel
há 6 anos

Esse foi o entendimento da Terceira Turma do STJ ao apreciar demanda proposta por condomínio em face dos devedores fiduciantes e do credor fiduciário.

O magistrado de primeira instância entendeu que havia solidariedade entre as pessoas incluídas no polo passivo da demanda para responder pelos débitos com taxas condominiais frente ao condomínio credor, entendimento mantido em acórdão proferido pelo TJ/SP.

O credor fiduciário interpôs Recurso Especial que foi apreciado sob relatoria do Ministro Ricardo Villas Bôas Cueva, no qual restou decidido que o débito referente às taxas condominiais é de exclusiva responsabilidade do fiduciante enquanto estiver exercendo posse direta sobre o imóvel.

Ressaltou ainda o Relator que por tratar-se de obrigação propter rem, tal ônus passará ao fiduciário caso seja imitido na posse.

A decisão foi unânime. RESP 1696038/SP

  • Sobre o autorkramelkarim@gmail.com
  • Publicações10
  • Seguidores15
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações100
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/a-responsabilidade-pelo-pagamento-do-debito-com-taxas-condominiais-e-do-fiduciante-enquanto-estiver-na-posse-direta-do-bem/631443685

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)